Nós e a Música: o nosso instrumento

Ana e Miguel

Eu escolhi música, porque desde pequena é uma arte que me cativa bastante.
Toco piano, porque adoro como funciona e a sua história é fascinante, saber que um dia posso estar a tocar a minha própria música para milhares de pessoas é estonteante.
 Marta Correia



Os Nossos Instrumentos
Olá, nós somos a Carolina e a Catarina, e estudamos música. Estamos aqui para explicar porque escolhemos os nossos instrumentos.

Guitarra Clássica:
Eu sou a Carolina e toco Guitarra Clássica há dois e aprendo com a professora Helena Raposo. Escolhi Guitarra Clássica porque gosto muito do som e sinto-me bem enquanto estou a tocar. Também escolhi Guitarra porque, quando tinha oito anos, nos escuteiros, começaram a ensinar-me a tocar. A guitarra é também um instrumento que eu posso transportar para qualquer lado, o que me permite tocar sempre que queira.

Piano:
Eu sou a Catarina e toco piano há dois anos com o professor Filipe Marques. Escolhi o piano porque adoro o som que produz e quando era mais pequena sempre sonhei em tocar piano porque é um instrumento fantástico. 

Carolina e Catarina



Eu comecei por aprender a tocar piano, mas achei que não era o instrumento que mais se adequava à minha maneira de ser. Depois, acabei por ir para a guitarra. Tinha sido o instrumento que o meu irmão tinha experimentado. Além disso, a guitarra sempre foi o instrumento que me chamou mais a atenção e sendo fácil de transportar possibilita uma maior utilização em diferentes ambientes e locais. 
 Comecei com um professor que ainda hoje admiro. Agora estou com outro professor, a começar uma fase mais complicada e exigente no estudo. Acho que vou conseguir ir longe na guitarra, mas com muito empenho, estudo e motivação.                                        
                         

 José Maria Monteiro Leal da Costa 



◊  Porque escolhemos estes instrumentos?

-         Olá, eu sou a Inês tenho 11 anos e ando no Conservatório de
Música, escolhi o violino, porque achei que era interessante e divertido… Vim a aprender coisas e a viver momentos extraordinários, o violino foi sempre a minha primeira escolha. Agora ando no 2º grau e gosto muito do que toco.

- Olá, eu sou a Carina, tenho 11 anos e o instrumento que escolhi foi o órgão. Não tinha sido a minha primeira escolha, para ser verdadeira, nas primeiras aulas tinha vontade de desistir, mas ao longo do tempo comecei a perceber que não era assim tão mau e comecei a gostar cada vez mais e a trabalhar bastante. Agora estou no 2º grau, apesar de as minhas notas não serem excelentes consigo demonstrar mais interesse no instrumento que toco.
Trabalho realizado por:
Inês Almaça nº13
Carina Maia nº5


Porquê a guitarra dedilhada?

        Eu escolhi a guitarra clássica porque acho que esta é um instrumento com um som bonito, o piano e o clarinete também têm sons bonitos, mas eu acho que a guitarra clássica tem um som especial que  a torna diferente dos outros instrumentos, pelo menos para mim. 

 Manuel Giões
A MINHA PRIMEIRA AUDIÇÃO
No dia anterior à minha primeira audição, eu estava muito nervoso. O meu corpo tremia, e não conseguia descontrair. Para mim, aquela audição parecia um bicho-de-sete-cabeças, até que me lembrei de perguntar à minha irmã como é que ela fazia para não estar nervosa nos espectáculos de ballet. Ela respondeu que era só imaginar que estávamos na aula e assim não nos enganávamos nem ficávamos nervosos.
Quando chegou o grande dia, eu não conseguia deixar de ficar nervoso, mas consegui tocar sem me enganar.
Diogo Guerreiro 


Olá!
Eu sou o João Silva, tenho 11 anos e frequento o 6º ano de escolaridade, na Escola André de Resende. Integro o ensino articulado de música e toco viola dedilhada há 4 anos. O meu professor chama-se Nilton Esteves e gosto muito dele.

Porque escolhi viola dedilhada?

Escolhi viola dedilhada porque sempre gostei do seu som e quando vejo as bandas em palco, a viola é o instrumento que mais me fascina. No futuro, pretendo tocar viola numa banda.



   Olá, nós somos o Bruno e o Rui e vamos explicar o que nos motivou a escolher o órgão e a participar nas aulas do Eborae Música.

Eu escolhi a música porque à noite gosto sempre de cantar, antes de adormecer, e, como gosto tanto de música,  quando tive oportunidade entrei para a escola de música. 
Embora o órgão não ser o instrumento que eu queria tocar, fui-me adaptando e já toco órgão de tubos.  
Rui Janela

Eu escolhi o órgão porque gosto de tocar e  de ouvir algumas peças e também porque, dantes eu via tantas teclas  que gostava de saber o que faziam.
Bruno Heliodoro



Olá! Eu sou a Ana Catarina Pires tenho 11 anos e ando no Eborae Musica, e toco violino o meu professor chama-se Bruno Correia.
Porquê o violino?
Eu escolhi o violino, porque já tinha ido a uma audição de violinos e adorei o som. Eu tinha uma colega da minha turma que tocava violino na escola e cada vez a minha paixão pelo violino ia ficando maior, então eu disse a minha mãe que queria tocar violino, e agora estou no 2º grau do ensino articulado.


Olá, eu sou a Helena Tavares tenho 12 anos e toco violino há seis anos.
O meu professor chama-se Luís Rufo.

Porquê o Violino?

·       Porque é um instrumento que me cativa bastante. É difícil de tocar por isso gosto de passar todos os seus graus de dificuldade, também porque tem um som maravilhoso, é um instrumento fantástico.
·       É o instrumento do meu coração!