sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Visita ao Museu da Música



O Museu da Música, inaugurado em 1995, está instalado em dois pisos de amplo espaço adaptado para o efeito, na aula poente da estação do metropolitano do Alto dos Moinhos. O projecto da criação do museu remonta a 1911, tendo na sua origem, a recolha de instrumentos musicais feito pelo musicólogo Michel’angelo Lambertini. Possui uma das mais ricas colecções da Europa, constituída por cerca de mil instrumentos e acessórios, a maioria de origem europeia, dos séculos XVI a XX e um conjunto de instrumentos afro-asiáticos. Conta também com importantes espólios iconográfico, bibliográfico e fonográfico.
O responsável do Museu durante a nossa visita ensinou-nos várias coisas. E por muito que já percebêssemos de música ficámos a perceber muito mais. À medida que íamos avançando no espaço do Museu iam-nos sendo mostradas imagens de instrumentos, as suas características, e o seu som. Sinceramente houve muitas pessoas que ficaram admiradas com os sons de alguns. Uns eram agudos e outros mais graves.
Antes de irmos ver os vários instrumentos, alguns alunos ficaram no mesmo sítio a tocar o seu instrumento. Depois dois alunos foram entrevistar o senhor responsável pela visita, que tentou responder com a maior precisão possível.
Depois chegou então a hora de se ir ver os instrumentos. Uns mais antigos, outros mais modernos. Esta parte foi muito interessante, porque houve instrumentos que os alunos nunca tinham visto na sua vida, e em grande quantidade.
No fim comprámos algumas lembranças para nunca mais nos esquecermos duma visita que nos enriqueceu a nossa cultura musical.

José Maria Leal da Costa
Manuel Giões

Sem comentários:

Enviar um comentário